FUNÇÃO DA EQUIPE DA ESCOLA JOSÉ DE AMORIM

PREFEITURA MUNICIPAL DE JUAZEIRO


SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ DE AMORIM

COMUNIDADE: LAGOA DO SALITRE

GESTOR: PROFº JOSÉ UELSON G. ANDRADE

COORDENADORES PEDAGÓGICOS: FRANCI E PATROCÍNIA MARIA S. REGIS
SECRETÁRIAS: ELIANE COSTA E EDNA ALELUIA


GESTÃO ESCOLAR



O conceito de Gestão Escolar, relativamente recente, é de extrema importância para que se tenha uma escola que atenda às atuais exigências da vida social: formar cidadãos e oferecer, ainda,

a possibilidade de apreensão de competências e habilidades necessárias e facilitadoras da inserção social. Para fim de melhor entendimento, costuma-se classificar a gestão escolar em três áreas, que funcionam interligadas, de modo integrado ou sistêmico: Gestão Pedagógica, Gestão de Recursos Humanos e Gestão Administrativa.

A Gestão Pedagógica é o lado mais importante e significativo da gestão escolar. Cuida de gerir a área educativa propriamente dita da escola e da educação escolar. Estabelece objetivos, gerais e específicos, para o ensino. Define as linhas de atuação de acordo com os objetivos e o perfil da comunidade e dos alunos. Propõe metas a serem atingidas. Elabora os conteúdos curriculares.

Acompanha e avalia o rendimento das propostas pedagógicas e dos objetivos e o cumprimento das metas. Avalia o desempenho dos alunos, do corpo docente e da equipe escolar como um todo.

Suas especificidades estão enunciadas no Regime Escolar e no Projeto Político-Pedagógico, também denominado Proposta Pedagógica, da escola. Parte do Plano Escolar ou Plano Político-Pedagógico de Gestão Escolar também inclui elementos da gestãopedagógica: objetivos gerais e específicos, metas, plano de curso, plano de aula, avaliação e treinamento da equipe escolar. O diretor é o grande articulador da Gestão Pedagógica e o primeiro responsável pelo seu sucesso, auxiliado, nessa tarefa, pelos coordenadores pedagógicos.

A Gestão Administrativa cuida da parte física (prédio e equipamentos materiais que a escola possui) e da parte institucional (legislação escolar, direitos e deveres, atividades de secretaria). Suas especificidades estão enunciadas no Plano Escolar (também denominado Projeto Político-Pedagógico).

A Gestão de Recursos Humanos é tão importante quanto a gestão pedagógica. A gestão de pessoal, alunos, equipe escolar e comunidade constitui a parte mais sensível de toda a gestão.

Lidar com pessoas e mantê-las trabalhando satisfeitas, rendendo o máximo em suas atividades, e contornar problemas e questões de relacionamento humano fazem da gestão de recursos humanos

“o fio da balança”, quanto ao fracasso ou ao sucesso, de toda formulação educacional que se pretenda dar consecução na escola. Direitos, deveres, atribuições de professores, do corpo técnico, pessoal-administrativo, dos alunos, dos pais e das comunidades estão previstos no regime escolar. Quando o regime escolar é elaborado de modo equilibrado, não tolhendo demais a autonomia das pessoas envolvidas com o trabalho escolar, nem deixando lacunas e vazios sujeitos a interpretações ambíguas, a gestão de recursos humanos se torna mais simples e mais justa.

A gestão pedagógica, a gestão administrativa e a gestão de recursos humanos correspondem a uma formulação teórica, explicativa, pois, na realidade escolar, as três não podem ser separadas, devendo atuar integradamente, de forma a garantir a organicidade do processo educativo.



FUNÇÃO DO GESTOR NA ESCOLA PÚBLICA



A construção de uma sociedade mais humana e justa depende do fortalecimento da escola pública. Para tanto, é preciso que elementos como a democratização, autonomia e boa gestão da escola estejam envolvidas no processo. Tais elementos estão diretamente relacionados ao papel do gestor a quem cabe assumir integralmente a sua função.





AUTOGESTÃO



A autogestão escolar pode ser caracterizada por três palavras: autonomia, participação e autocontrole. A autonomia permite que a escola busque soluções próprias e mais adequadas às

necessidades e aspirações dos alunos, de suas família e da própria equipe escolar. A participação abre espaço para processos decisórios participativos e mais capazes de captar e incorporar recursos da comunidade de alunos e professores, funcionários, pais de alunos e outros atores no desempenho da escola. O autocontrole permite avaliar processos e resultados, o que, por sua vez, produz informações que dão retorno indispensável aos esforços feitos, realimentando a participação.



Função do Coordenador Pedagógico



As atribuições do coordenador, define que o profissional deve dominar ferramentas como elaborar o plano de ação da Coordenação Pedagógica em consonância com o Projeto Político-Pedagógico escolar; estimular, acompanhar e participar da elaboração do Projeto Político-Pedagógico, junto com os demais segmentos da escola; coordenar as atividades pedagógicas; participar de reuniões seminários, capacitações e programas de formação continuada; trabalhar os dados estatísticos dos resultados de desempenho do aluno, visando à melhoria do processo ensino e aprendizagem; estimular a participação dos professores em seminários, capacitações e programas de formação continuada; zelar pelo cumprimento do calendário escolar; disponibilizar informações e apoio às necessidades dos professores no planejamento curricular; promover na escola a formação continuada dos professores, e também que o coordenador pedagógico deve desenvolver o Processo de Avaliação de desempenho como instrumento de acompanhamento do trabalho desenvolvido, visando registrar os avanços da aprendizagem do aluno; manter-se atualizado quanto às novas metodologias educacionais; trabalhar o Currículo voltado para a realidade do aluno; comunicar aos órgãos e setores competentes depois de esgotados todos os recursos os casos de maus tratos a alunos, evasão escolar e reiterada faltas; estimular a criatividade dos professores; cabe a esse profissional fazer ainda o atendimento aos pais e ajudar a resolver problemas de disciplina dos estudantes. Por tudo isso, o Coordenador Pedagógico é um líder que terá o apoio da direção em suas ações e reivindicações, como infra-estrutura de trabalho e tempo de estudo para todos os professores.



Função da Secretária Escolar

Uma Secretária de Escola pode ser responsável pelo dia-a-dia de, por mais de 400 alunos, dividindo essa atenção com a atualização dos arquivos escolares, o atendimento ao público externo, o atendimento aos professores, a administração do expediente do diretor e a alimentação dos controles de gestão. Para cumprir, eficientemente, todas essas funções em 40 horas semanais que a secretária deve ser metódica e organizada.

DAS ATRIBUIÇÕES
1. exercer a coordenação das atividades concernentes à secretaria da escola;
2. conhecer e aplicar os princípios e normas que regem a administração escolar;
3. desempenhar as ações e competências previstas na legislação pertinente ao cargo;
4. articular ações, integrar a equipe, fortalecer autonomia e responsabilidade dos que trabalham na secretaria, desenvolvendo a cultura de participação e de transparência;
5. conhecer as normas e procedimentos relativos à escrituração da vida escolar dos alunos e à regularização da vida funcional dos servidores da escola, mantendo atualizados os sistemas
de informação da Secretaria da Educação;
6. participar, em conjunto com a equipe escolar, da formulaçãoe implementação da Proposta Pedagógica da escola;
7. elaborar e providenciar a divulgação de editais, comunicados e instruções relativas às atividades escolares;
8. dominar conhecimentos de redação oficial para elaborar e instruir expedientes, fundamentando o parecer conclusivo na legislação específica e dando o correto encaminhamento.
9. contribuir para a integração escola-comunidade



Função da Merendeira

Preparar os alimentos;

Agente educacional;

Aprende e ensina.

Principais funções que a merendeira deve desempenhar:

Receber alimentos; Controlar gastos e estoques; Preparar alimentos; Distribuir a alimentação escolar; Higienizar; Armazenar.

Higiene dos alimentos

Os alimentos transmitem doenças; Evite contaminações com bons hábito de higiene da seguinte forma:

Cuidado com a aparência; Asseio corporal e vestuário; Mãos e unhas limpas, curtas e sem esmalte.

Um ambiente limpo evita a contaminação dos alimentos. Por isso..

Na cozinha devem manter limpos:

Vidros; Paredes; Piso; Armários; Equipamentos; Mesas; Lixeiras; Utensílios

O que fazer para não contaminar alimentos?

Lavar bem as mãos; Provar os alimentos com colher limpa; Proteger os alimento de insetos; Observar as características dos alimentos; Retirar anéis e pulseiras; Cuidados com feridas; Tocar alimentos prontos somente com colher ou garfo. Nunca coma as mãos. Ao varrer o chão deve-se cobrir os alimentos; Proibir a entrada de pessoas estranhas.(Legislação Sanitária de SC, 2002, art. 85)

Despensa

Deve ser varrida diariamente; Alimentos bem estocados e ordenados; Prateleira com etiqueta indicando a validade dos produtos; Estocar alimentos fora das caixa; Alimentos devem ser estocados com 10 cm de distância da parede; Limpeza deste local deve ser feita a cada 15 dias.

Lembre-se que o seu trabalho é muito importante para a formação intelectual e o crescimento físico de muitas vidas, por isso desenvolva com carinho. A alimentação melhora o esta físico, o nível de aprendizado e a freqüência dos alunos. Um aluno sem alimentação fica desatento, irritado e com seu aprendizado dificultado. Desempenhando o seu papel, você estará colaborando para que sejam criados hábitos mais saudáveis, que serão estendidos por toda vida dos alunos, auxiliando na formação de uma geração mais saudável.

Função do Porteiro e do Vigilante

Tem a responsabilidade nos turnos no qual cumpre o seu trabalho de zelar pelo patrimônio da Escola, como também pela integridade física dos funcionários e alunos da Escola, a orientação e acompanhamento da entrada e saída dos alunos do ambiente escolar mediante a autorização dos responsáveis na escola, e a identificação de pessoas estranhas ao entrar no recinto escolar.

Função dos Servidores Gerais

Tem a função de organizar de forma geral todo o ambiente escolar, seja, arrumar e varrer as salas, pátio, sala da secretaria, direção, cozinha; juntar todo o lixo proveniente do espaço da Escola; ter o cuidado e a preocupação de não deixar ninguém destruir ou extraviar o patrimônio público; ter o cuidado de não deixar os alunos no momento do intervalo jogar comida no chão e jogar os materiais da refeição no chão ou nas salas.



Função dos Alunos

Os Alunos tem a função de ser e estar o sujeito pesquisador da aprendizagem, no qual terá que aproveitar o seu precioso tempo com a construção de conhecimentos qualitativos que lhe possibilitará a sua formação de cidadãos para o seu exercício de cidadania, para que se sinta como sujeito crítico e reflexivo que contribuirá na organização de sua comunidade com aquisição dos seus conhecimentos técnico, científico, social, cultural e político, na interação dialética com o professor.

Função do Professor

Terá a capacidade interagir os seus conhecimentos de forma dinâmica e criativa para desenvolver o potencial dos alunos, no qual possibilite a eles serem pesquisadores do conhecimento técnico, científico, social, cultural e político de forma interdisciplinar, no entanto que as suas aulas sejam momentos de aprendizagens prazerosas que fique nos alunos o gosto de querer sempre mais desenvolver o seu intelecto, portanto o professor também é um sujeito mediador na formação do cidadão inter contextual e intersocial no meio no qual esteja inserido.



Função dos Motorista

Responsáveis pelo transportes dos alunos de forma digna e respeitosa, com domínio da autoridade de administrar o itinerário da entrada e saída dos alunos no trajeto da viagem sem bagunça e desrespeito aos colegas e os funcionários.

Função dos Pais ou responsáveis

Os Pais ou Responsáveis pelos (as) alunos (as), tem como função de educar seus filhos no contexto Escolar e extra escolar ou seja no seu ambiente familiar, acompanhando o desenvolvimento do aprendizado dos filhos.

Portanto a Equipe Escolar espera dos pais que:

- Acompanhem com interesse o processo Ensino-aprendizagem do seu filho;

- Verifiquem sempre o aproveitamento do mesmo;

- Tomem conhecimento de avisos, atendendo às convocações feitas pela escola;

- Participem das atividades Cívico- sociais, promoções e reuniões na escola;

- Evitem que seu(sua) filho(a) traga objetos de valor e de perigo para a escola;

- Orientem seu(sua) filho(a) no sentido de preservar seu estabelecimento de ensino para seu próprio conforto, e no caso de danos, que se responsabilizem-se pelo reparo;

-Verifiquem o calendário de atividades, eventos e avaliações, e quando for o caso de ausência, comuniquem a escola no prazo máximo de 48 horas;

- Evitem que o(a) aluno(a) chegue atrasado à escola;

- Acompanhem o dia-a-dia do aluno, questionando atividades, verificando o aproveitamento dos estudos, sugerindo mudanças e aceitando, dentro do possível, as sugestões da escola;

- Criem uma rotina de estudo dentro de casa para que o aluno possa rever os conteúdos estudados;

- Preencham a ficha de Avaliação do Sistema Escolar, manifestando suas críticas, sugestões e elogios quando enviada pelo(a) aluno(a);

- Tenham conhecimento das Normas de Convivência e Disciplina;

- Comuniquem ou esclareçam junto a Direção ou Coordenação Pedagógica, qualquer dúvida ou descontentamento relacionado à organização do Sistema de Ensino da Escola.